sábado, 16 de janeiro de 2010

A minha Pátria é a Língua Portuguesa

Talvez seja o poema mais longo que escrevi... feito para um trabalho de Português, senti uma grande vontade de escrever sobre o tema e eis o resultado:


Pátria… palavra fera
pela qual foram travadas guerras,
sem razão, sem sentimento.
A minha pátria está na terra,
e reparo que esta, em desespero berra,
à espera de paz e entendimento.

Este solo, manchado de sangue e dores,
coberto de ódios que consomem flores,
vive velho, cansado, apodrecido.
Vive sem esperança, profano,
pois reparou que o próprio ser humano
espezinhou-o, deixando-o desolado, destruído…

Pátria é a minha língua, mas não o meu país.
Não consigo perdoar males feitos desde a sua raiz.
Eu sei que nem Deus o pediu,
para que Cruzados matassem em seu nome,
trazendo horror ao inocente que dorme,
pois queria dormir em paz… e conseguiu.

Pessoa tentou e eu sigo-o no seu objectivo.
Levar a nossa pátria a ser algo mais…
Mas hoje em dia dominam programas televisivos,
banais, triviais e dolorosamente corrosivos,
sem originalidade, todos iguais…

Mas de mim, ao menos estou satisfeito.
Nunca me desiludirei comigo, é uma certeza.
Pessoa… descansa, porque tu foste o eleito.
Onde quer que vá, seja qual for o destino, eu aceito,
pois levarei sempre comigo a Língua Portuguesa.


André Santos

2 comentários:

  1. Surpreendente? Não chega!
    Se foi um mero texto que escreveste para uma aula, poderia até ser de 1001 paginas, mas eu leria-o até ao fim do seu começo.
    Até porque o prazer que se manifesta ao começar , é o mesmo prazer que suscito quando acabo e sinto vontade de ler sem parar!

    A sério, tu tens talento rapaz! (:
    Maravilhoso!

    ResponderEliminar
  2. Admiro mesmo essa capacidade inata que tens para as palavras... para a poesia. Esse talento em bruto de transformar um tema que a tantos dá voltas à cabeça (como a mim :S) num grande poema como este! Bravobravobravo!!!

    ResponderEliminar